sexta-feira, 26 de junho de 2009

To vendo tudo

A diferença entre estranhos e os amigos

Estranhos são justamente suspeitos.
Amigos dão-lhe o benefício da dúvida.

"Amigo" é mais amplo, definido como alguém que tem uma cerveja.
Um amigo é alguém que interagiu com você,ou quem sabe seus pais ou alguem que lê seu blog, alguém com a história. Se que você fez uma promessa a alguém e, em seguida, cumpriu-a, você é um amigo.

Estamos no mercado para os amigos de modo muito diferente do que temos mercado para estranhos. Fazemos negócios de maneira diferente também.

Graças às redes sociais e da amplificação de notícias on-line, que
têm muito mais amigos por pessoa do que em qualquer outro momento da história humana.

(Eu quero distinguir amigos de 'amigáveis', as pessoas que têm um
link com sua vida digital, mas não há uma verdadeira ligação. Amigáveis são basicamente estranhos com uma miniatura do seu rosto na tela. Eles não são amigos. E, enquanto estamos na mesma, o momento que você tratar um amigo como um estranho (formulário de correio, por exemplo) não estão a um amigo de mais, são
eles?)
Do Seth's Blog.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Fora Sarney

Fora Sarney.
Fora.
Sarney.
Sarney saia fora.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Marcas e Fidelização

Alguns questionamentos que devemos analisar: Como tornar os clientes fieis quando os produtos de uma loja de informática, por exemplo, são vistos como commodities? Quais os próximos produtos, visando a tecnologia, que um varejo deve priorizar em sua loja? Como fica o comércio eletrônico frente aos negócios de lojas físicas existentes? Com quem podemos aprender sobre os melhores varejistas de eletrônicos e tecnologia do mundo? O que o Cirque du Soleil tem a ensinar para nós sobre este tipo de negócio? Como uma linha de produtos, já de marca própria, pode se tornar realidade?

Lógico que muitos destes questionamentos surgiram da também pelo meu gosto por tecnologia e da leitura do livro A estratégia do Oceano Azul. (Titulo: A Estratégia do Oceano Azul - Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante, Kim, W.Chan; Mauborgne, Renée Editora Campus) O qual eu recomendo a leitura.

É necessária alguma análise só para a questão de FIDELIZAÇÃO, que dirá se associada a MARCAS PRÓPRIAS.

Uma frase que li a algum tempo atrás, e gostaria de compratilhar para nossa reflexão:

"O carro hoje tem mais itens eletrônicos do que aço. Se o carro fosse lançado hoje, eu tenho certeza que seria lançado na CES porque mais e mais o carro é exatamente isso: um altamente sofisticado produto eletrônico de consumo". Rick Wagoner, CEO da GM, 8 de Janeiro de 2007.

Então se eu desejar montar uma autopeças ou ainda uma oficina de serviços para veículos, será necessário uma loja sofisticada de eletrônicos, para permitir que os clientes transformem seus veículos de passeio.

Ainda com enfoque de fidelização e tecnologia, devemos observar que apenas 25% da população brasileira tem um computador em casa. Apenas 5% da população sabe explicar qual é a diferença entre televisão de plasma e LCD, muito menos sabem explicar o que é televisão digital. Dificilmente um grande grupo conseguiria explicar o que é GPS, Wireless, iphone, HDTV, BlueRay.

Logo existe uma lacuna para “orientar” as pessoas no uso destas tecnologia, e elas estão distribuídas em diferentes classes sociais.

Atualmente rede Carrefour já tem uma gama de ofertas de serviço. Nas ofertas destes existem:

· Turismo;

· Cartão presente;

· Drogaria;

· Posto de Combustíveis, e ainda;

· Connect (o serviço técnico que resolve tudo para você) um dos que me chamou mais a atenção.

Sobre o serviço, segundo o próprio Carrefour:

Connect – o mais novo serviço Carrefour em parceria com a Telefonica- chega para simplificar a vida dos usuários, agregando serviços e oferecendo as mais completas soluções em informática, som e imagem; além de ampla assistência técnica e serviços exclusivos de pós-venda.

São seis planos que contam com a instalação de microcomputadores, notebooks, TV digital, hometheater; serviços de conexão à internet, configuração de rede wireless, Terra Wi-Fi, Terra VoIP; além de oferecer conteúdos como Terra Sonora, Microsoft Office 2007 e cursos de iniciação digital nas escolas Microlins.

Basta escolher o plano mais adequado às suas necessidades. A partir de R$ 69,00 você poderá utilizar todos os benefícios, incluindo suporte técnico gratuito por três meses. Os clientes Connect receberão um cartão de identificação e serão cadastrados no banco de dados, garantindo atendimento personalizado cada vez que entrarem em contato com a Central de Atendimento Connect

Fonte: http://www.carrefour.com.br

Uma amostra (pura e aplicada) de construção de marca própria, associada a fidelização.

Poderíamos citar muitos outros exemplos de negócios.

12% dos livros vendidos pela livraria Barnes & Noble é marca própria;

40% das vendas da Wal-Mart no mundo é marca própria;

35% das vendas de eletrônicos na Best Buy é marca própria;

50% das vendas da rede de materiais esportivos Decathlon são vendas de produtos de marca própria. Outras marcas famosas como: Nike, Adidas e Puma são usadas para chamar o cliente para suas lojas.

Entretanto, segundo a pesquisa realizada, no Brasil menos de 5% das vendas no varejo são marca próprias, ou seja, temos “trabalho para fazer”, e este é o filão de mercado que podemos aproveitar como profissionais.

O que devemos questionar e levar adiante são:

· Os negócios de nossas empresas estão alinhados, concorrendo ou parados para esta tendência de marca própria?

· O que estamos fazendo para isto?

· O que devemos fazer?

· Qual o primeiro passo a ser dado?

· O que vamos fazer?

Acredito que não devemos ter vergonha de ter a nossa própria fábrica de computadores com a nossa própria marca, trabalhar o dia inteiro debruçado sobre as suas próprias planilhas e problemas e oportunidades de organização e crescimento. Tenha vergonha de vender o computador dos outros com a marca dos outros da fábrica dos outros.

Não tenha receio de começar por baixo, iniciar sozinho, ou ainda como a tempos atrás, “costurar pra fora”, fazer e vender doce caseiro, consertar motor, fabricar placa de computador. Algumas das grandes marcas iniciaram da mesma forma: Microsoft, Ford, A Giorgio Armani e HP.

Enquanto grandes empresas ficam maiores e maiores e maiores. Os negócios de pequenos e médios podem ficar cada vez melhores (melhor mais, e mais, e mais...). As grandes empresas estão terceirizando o relacionamento com os seus clientes, contato com os “colaboradores” (funcionários) e desenvolvimento de fornecedores. Os pequenos e médios podem e devem ficar melhores em relacionamento com funcionários, com clientes, com fornecedores.

Este é o ponto que podemos utilizar para realizar o crescimento de mercado necessário.

Neste exato momento, eu estou trabalhando em um projeto, onde temos a ambição de realizar as vendas não só pelo bairro ou pela cidade, mas também em Dubai, N.Y., Fortaleza e onde mais se esteja construindo um edifício. Vamos realizar isto com o conceito de construir uma marca própria, um produto um serviço diferenciado.

Tenho lido a algum tempo que as grandes oportunidades para o mundo dos negócios varejo nos próximos anos chamam-se “Marca Própria”, isto é, uma maneira inteligente de fidelizar, cativar, manter os clientes uma vez que você passa a vender produtos e/ou serviços que estarão disponíveis apenas no seu ponto de venda,por conseqüência disso, os clientes deverão ser mais fiéis a você. Por isso também me motivei a realizar tal apreciação critica ao artigo.

Enquanto a maioria dos fabricantes está “fechada no escritório” promovendo e/ou forçando o legado das suas fábricas, podemos observar o varejo em contato direto com o cliente. Mas o que eles têm conseguido? Acho que a grande oportunidade de produzir “sacadas”, negócios que o cliente deseje comprar!

“Nunca foi o sonho de mãe” ver o seu filho tornar-se um vendedor do comércio. Menos ainda, a abertura de uma banca para vender ou comprar coisas, isto nunca foi considerado uma atividade nobre. Os jovens devem estudar para serem engenheiros, banqueiros, médicos, advogados, ou mais na moda, analista de sistemas. Vendedor não, vendedor dono de comércio, pior ainda. Mas atualmente algumas das pessoas mais bem sucedidas do mundo são varejistas.

Então quem sabe se tornar executivo da Livraria Cultura, Saraiva MegaStore, Ikea, Shopping Iguatemi, Wal-Mart, Carrefour, Pão de Açúcar, Submarino, Americanas, Leroy Merlin, pode virar “sonho da mamãe”.

Mas só foco no varejo é básico. Tão básico que existem hoje milhares de lojas de sapato, milhares de lojas de informática, centenas de lojas de livros, muitas lojas de pneu, milhares de lojas de sanduíches, algumas até lado a lado.

O detalhe é que quase tudo também estará a venda dentro de um Carrefour ou Wal-Mart por exemplo. As grandes redes têm todo o dinheiro, poder e ainda influência para controlar os preços (subir ou baixar quando e onde quiserem). Não podemos nos equivocar (enganar), todos os grandes varejistas do mundo serão ainda maiores, o mundo continuará a crescendo vertiginosamente, a criação de riqueza vai trazer para o mundo dos negócios aproximadamente 4 bilhões de novos consumidores, e serão criados cem vezes mais nichos de mercado.

A grande tarefa de uma marca é construir comunidades que melhorem o mundo. A onda da sustentabilidade é isso. Todo pessoal de marketing (marketeiro) atento está a fim de montar uma rede social. As empresas deveriam estar preocupadas em investir mais DINHEIRO em atividades sociais do que em publicidade. As marcas deveriam utilizar a oportunidade da mídia social para criar comunidades que realmente tenham algum efeito prático sobre as comunidades reais que já existem (virtuais x reais). Não é necessário que concorde com meu ponto de vista.

Mas quem se importa em participar da comunidade do Jornal Pioneiro na internet, ou do Maruá da Agrale, ou do Ford Ecosport no Orkut? A grande maioria dos consumidores deseja comprar um “produto/serviço” diferenciado, que se importe com ele ou com a sua “comunidade” e não um produto medíocre mascarado por uma propaganda.

Talvez isso seja capitalismo. Mas eu acredito que seja se importar com o futuro das pessoas. Ser dono do seu próprio negócio é fazer parte da elite de seres humanos que está preocupada em criar coisas que mudem o ambiente em que vivemos. Quando você estiver frente a frente com a chance de ser dono da sua própria empresa, do seu próprio empreendimento,quando essa hora chegar, não pense duas vezes, mude o futuro da sua família para sempre.

terça-feira, 23 de junho de 2009


produçao propria!

Em um ponto, o cantor Corporação teve mais de 12.000 pessoas a trabalhar em uma única planta. Eles estavam vendendo mais de um milhão de máquinas de costura um ano e teve centenas de milhões de dólares em receitas. Em qualquer medida, foi um dos mais importantes fabricantes da América. Ele Foi divertido enquanto durou.
Naquela época, era fácil acreditar que tudo o que representou Singer
estava certo com a nossa economia, e que o nosso futuro era intrinsecamente anexado ao da empresa.
Quando, na última vez que você sequer pensou em Singer (ou uma máquina de costura para esse assunto)?
Os ciclos são agora muito mais curtos do que eram durante o século que Singer foi uma luz brilhando para empresas sucesso. Mais do que nunca, sucesso hoje não é garantia de sucesso amanhã.
Às vezes nós gastamos mais tempo do que o que devemos defender a coisa velha, em vez de trabalhar para aproveitar a nova coisa. Aposto que você pode listar uma dúzia de "crítico" indústrias que será tão relevante para a vida em 2020 como Singer é para o nosso mundo hoje.
A diferença fundamental é que é, então, gestores e accionistas poderiam stall e inépcia e aguarde até que a transição para fora depois que aposentou. Agora,é quase um evento anual. Ocultando não está funcionando, e nem é choramingar.

A melhor estratégia de marketing é destruir sua indústria antes a concorrência o faça.
traducao livre do blog: "Seth's Blog"