quarta-feira, 15 de abril de 2009

Inclusao digital

Eu comecei hoje, na prática, um projeto de inclusao digital.
Vou postar aqui alguns detalhes...

terça-feira, 14 de abril de 2009

Recomendo II

BizRevolution

Recomendo!

Blog do Tas

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Funçoes do administrador

Alunos e professor da Escola de Engenharia da USP São Carlos analisam teorias administrativas de alguns autores tidos como referência neste assunto (Nelson Borges Teixeira Neto, Edson Ricardo Barbero, Rodrigo C. Azevedo, e Escrivão Filho, respectivamente).

O autores citados neste artigo foram: Taylor, Fayol, Mayo, Mintzberg, Gulick, Carrol e Gillen, Koontz,  e O’Donnell Barnard, Simon e Kotter, Syewart, dividos em grupos de acordo com a sua abordagem.

O texto questiona quais as funções do administrador. Seguindo abordagens do processo e dos contatos. Ao desenvolver o texto apresentam a equivalência entre administrador e executivo, principalmente pela similaridade das funções. Utilizando temáticas distintas, e abordagens baseadas em Taylor e Fayol para engajar cada uma destas, através de suas características.

Conforme citado no texto a abordagem centrada nas funções (definição de Fayol – Henri Fayol, 1841-1925) é uma das mais citadas para descrever as funções dos administradores. Ainda é citada no texto uma dissidência, onde BUFFA (1979) descreve como a função fundamental da administração é tomar decisão. Todavia este temática esta focada a visão de Taylor ().

A teória clássica da administração, desenvolvida por Fayol, descreve e resume de forma sucinta as funções do administrador em Prever; Organizar; Comanda; Coordenar e; Controlar. Até os dias de hoje esta é uma visão atualizada, e a partir deste “marco” novos autores explanam sobre esta abordagem. Esta seria máxima da temática da abordagem do processo.

Para a abordagem dos contatos, conforme fora chamado pelos autores, suas características diferem principalmente para decisão, pelo fato de ser necessário determinar sobre o planejamento (como fazer) ou o que fazer (como decidir o que fazer).

Outro autor citado no texto é Mintzberg (), que destacou os papéis do administrador em 3 (três) e que pela função seriam: Interpessoal (ser o líder e o contato); Informal (monitorar, disseminar ser o porta-voz) e; Decisional (empreender manipulador de distúrbios, alocador de recursos e negociador). Todas estas, em referência a instituição.

O objetivo de relatar-se a função do administrador é verificar compreender, analisar e desenvolver tais tarefas, dentro de cada instituição a que estamos inseridos, objetivando o sucesso das mesmas, independente do enfoque a ser seguindo ou orientado.

Citado no texto e com total respaldo para a situação da indústria nacional, “nenhuma profissão é mais vital à nossa sociedade do que a do administrador. É este profissional quem determina se nossas instituições funcionam bem ou se desperdiçam nossos talentos e recursos” (Mintzberg, 1986)

Cabe a nós futuros administradores desenvolver nosso trabalho em prol desta sociedade.