segunda-feira, 23 de março de 2009

Taylorismo


Difícil de acreditar. Novos conceitos, novas tecnologias, são criados a cada dia, enquanto que um conceito do final do século 19 seja tão atual, o Taylorismo.

Seria como se Taylor tivesse criado o alfabeto, ou os números, mas ele simplesmente aplicou o controle de tempo, pois conforme cita o autor, é possível encontrar estes aspectos em todos os grupos que executam uma tarefa.

Até que se desenvolva um método diferente, o Taylorismo não será um mito, mas uma verdade real e absoluta em nossas vidas, pois o principio mais básico era que Taylor era sistêmico.

Até mesmo no momento de fazer este trabalho, estou dividindo o tempo, com outra tarefa, e assim terei que ser muito produtivo para realizar tal compensação, caso contrário poderei não realizar nenhuma destas, e se for sistêmico, posso determinar um tempo para cada, e ainda aplicar uma terceira tarefa.

O modelo Ford de gestão se baseou no Taylorismo, mesmo atualmente com modelo Toyota, que já é um modelo antigo, as suas bases são fundadas em Taylor.

Atualmente existe uma preocupação com o desenvolvimento pessoal e a saúde ( física e mental) do trabalhador, mas não deixamos de medir o quanto ele produz ou onde podemos aumentar a produtividade.

Ousadia de minha parte, mas com o fim da revolução industrial, eu acredito que o trabalhador pode desenvolver as suas tarefas, com alta produtividade, máxima produção, basta que esteja engajado na sistemática, que ele faça parte do todo, mas isto ainda é uma utopia, um conceito romântico, e sinceramente não acredito que este será o caminho para um aumento de faturamento, uma superação de meta, ou combater uma crise, por exemplo. Acredito que ainda falta muito tempo para que esta visão romântica seja uma realidade no cotidiano.

Eu acredito no ser humano, acredito no individuo, acredito na sua capacidade de criação e desenvolvimento, mas até isto seja uma realidade, precisamos controlar o nosso tempo.